sexta-feira, 29 de agosto de 2014

VERSÍCULO:
Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.

-- Lucas 11:1

PENSAMENTO:
Você conhece e reconhece as suas limitações? Quando você não sabe fazer algo, qual é sua atitude? Busca descobrir sem a ajuda de alguém ou desiste por achar que não vale a pena se colocar no lado de quem está aprendendo? Jesus estava trazendo uma nova forma de se relacionar com o Pai, estava mostrando que as orações que eles, os judeus, faziam precisavam mudar sua forma, com isto os discípulos de Jesus não sabiam como fazer aquilo que era totalmente novo e perguntam a Jesus como eles deveriam fazer para orar ao Senhor.
Aqui é um valioso aprendizado para os discípulos de Jesus, e eles reconheceram que não sabiam o que fazer. Olhando pra sua caminhada de vida hoje, você pode reconhecer os momentos nos quais você não sabia o que fazer? Qual foi sua atitude diante deste novos desafios? Quando nos colocamos no lugar das pessoas que não sabem nada, mas reconhecem que precisam aprender, somos ricamente abençoados com a sabedoria do outro. Naquele momento da história os discípulos reconheceram que Jesus podia ensinar aquilo que eles não sabiam, qual seria sua atitude em situações semelhantes? Pense nisto!

ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu santo nome. Pai que te dizer que sou totalmente dependente do Senhor, não consigo realizar nada sem que o Senhor direcione a minha vida. Ajuda-me a quebrar a soberba que muitas vezes invade meu coração. Que o Seu Santo Espírito me guie e ajude a cada dia a transformar as minhas limitações. Reconheço que preciso completamente do Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

VERSÍCULO:
Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

-- I Samuel 16:7

PENSAMENTO:
Com toda certeza você já foi ou será traído por seu olhar. A beleza das coisas atraem muito aos nossos olhos
e nos levam a pensar coisas boas ou ruins a respeito daquilo que vemos. Quando vemos uma pessoa bem
vestida, pensamos logo que ela é uma pessoa "do bem", e esse mesmo olhar quando ver alguém com roupas
fora do nosso padrão estabelecido, pensamos que essa pessoa "não é boa", pois não se encaixa no nosso
padrão. Nosso olhar tenta estabelecer um parâmetro de valor distante dos parâmetros de Deus. O profeta
Samuel também teve essa mesma atitude quando foi ungir o novo Reis de Israel, pensou que os irmãos que
eram formosos, fortes e robustos que poderia ser o Rei da nação. Mas Deus alerta o coração do profeta dizendo
que o homem com suas limitações só consegue enxergar o que a sua visão alcança, não consegue ver o principal que é o coração. Deus sonda os nossos corações a todo instante no ajudando a enxergar aquilo que não está diante dos nossos olhos, enxergar além das nossas opiniões. Quando encontrarmos com alguém, antes de emitirmos opiniões pautadas nas nossas convicções e crenças humanas e olhares incertos, vamos conhecer a pessoa como ela é de fato. Que tenhamos a coragem de Davi e dizer ao Senhor: Sonda e conhece o meu coração, vê se a em mim algum caminho mau e me guia pelo caminho eterno. Pense nisto!

ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu santo nome. Pai a minha oração é a mesma que o profeta Eliseu fez para ao Senhor para seu jovem aprendiz Geazi: Abra por favor nossos olhos espirituais para enxergarmos aquilo que os nossos olhos limitados e humanos não conseguem enxergar. Dai-me olhos totalmente espirituais e um coração disposto sempre a amar. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

VERSÍCULO:
Chegada a tarde, aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já passada; despede as multidões, para que vão às aldeias, e comprem o que comer. - Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer.

-- Mateus 14:15-16

PENSAMENTO:
Como podemos medir nossas responsabilidades? Como elas nos ajudam a crescer ou nos levam a retroceder?
Uma multidão estava ouvindo as palavras de Jesus, cerca de quinze mil pessoas, em um lugar distante e deserto, os discípulos com seus corações preocupados com a multidão, pede para que Jesus deixe de falar e que mande as pessoas irem embora. Havia o temor no coração dos discípulos das pessoas estarem famintas e eles sabiam que não tinha lugar e dinheiro suficiente para alimentarem elas. Qual foi a saída mais fácil e visível? Mandar o povo ir embora, despedi-las. Mas Jesus mostrando para que eles também tinham responsabilidade sobre aquele povo, não aceita a sugestão de mandar o povo ir embora, e ao mesmo também traz aos seus corações a responsabilidade de ajudar e alimentar aquele povo: dai-lhes vós de comer. A nossa vida diária esta cheia de coisas que somos responsáveis, na escola, no trabalho, na família, ou seja em algum lugar sou responsável por algo ou por alguém. Como tenho vivido esta tarefa? Quando as coisas não vão conforme o curso normal, eu me torno uma pessoa irresponsável ou procuro resolver o problema? Para nós é muito mais fácil desistir do casamento, de uma amizade, abandonar o emprego, parar de estudar, pois assim, eu não tenho que ajudar ou "alimentar" o outro que sou responsável. Assim como no tempo de Jesus que estava ensinando aos Seus discípulos a serem responsáveis uns pelos outros, hoje Jesus nos chama a sermos pessoas maduras e crescentes em nossas responsabilidades. Faça isto!

ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu santo nome. Pai peço perdão por muitas vezes desistir das minhas responsabilidade, pois é muito mais fácil desistir do que continuar. Peço ao Senhor que me ajude a viver minhas responsabilidades com integridade, e que as pessoas pelas quais o Senhor tem me dado para cuidar, possam se sentir amadas e cuidadas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

VERSÍCULO:
E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! Mas agora isso está encoberto aos teus olhos.

-- Lucas 19:41-42

PENSAMENTO:
Quando nós estamos mergulhados em um problema, não conseguimos enxergar nada além do problema. As soluções parecem nunca chegar, as atitudes que tomamos muitas vezes pioram a situação, tudo isso porque deixamos nossos olhos encobertos. Jesus estava entrado em Jerusalém, havia um alvoroço, havia esperança nos corações de alguns e frustração no coração de muitos, mas o sentimento de Jesus foi de compaixão. Jesus chorou pela cidade porque os que estavam ali buscavam no próprio Jesus algo que Ele não veio trazer, mas Ele trouxe algo precioso que estava totalmente encoberto aos olhos daquelas pessoas, e esta declaração de Jesus nos enche de amor e compaixão: "Se vocês conhecessem o que de fato trago neste dia, vocês teriam paz". Bem, estamos neste dia dia que se chama hoje, e assim como neste contexto acima, talvez sua vida esteja "sitiada" por problemas das mais difíceis soluções, seus olhos podem está encobertos ao ponto de não ver alguma saída. Mas assim como naquele tempo Jesus entrou na cidade levando uma esperança as pessoas,
hoje Jesus quer visitar sua vida para abrir seus olhos e sentar com você, ter comunhão com você, para te apresentar uma saída, uma solução para seus dias difíceis. Apresente a Ele suas aflições hoje, ouça a palavra e a resposta que Ele tem pra você hoje. Jesus está perto e está vendo o que você precisa. Pense nisto!

ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai tenho muitos problemas a serem resolvidos e confesso que na
minha mente a muitas forma de solução, mas percebo que nenhuma delas até o momento tiveram algum efeito,
peço ao Senhor neste dia que o Senhor através do Seu Santo Espírito direcione minha vida para a melhor forma
de decisão a ser tomada. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VERSÍCULO:
E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

-- João 14:3

PENSAMENTO:
Como você se sente quando alguém que você ama muito tem que fazer uma viagem e demorar algum tempo até retornar? Com certeza assim como eu, você fica com saudades, fica desejoso em poder reencontrar essa pessoa amada. Com a tecnologia hoje cada dia mais avançada, você poderá usar por exemplo a internet para se comunicar e ver a pessoa no local onde ela estiver, mas abraçar e tocar, isso só pessoalmente e a saudade e o desejo aumentam mais. Pois bem, isso acontece também com Jesus. No texto Ele fala para os discípulos que terá de ir a um lugar preparar moradas para aqueles que estejam com Ele, diz que passará um tempo fisicamente fora, mas que voltará para está definitivamente com eles. Mas de que forma eu possa "matar" a saudade de Jesus? Orando, lendo a Sua palavra e tendo comunhão com a igreja Dele. Todas as vezes que nós
estamos orando estamos falando com Jesus e quando lemos as suas cartas (Bíblia), relembramos de quantas coisas boas Ele fez por nós, e que no futuro próximo nos reencontraremos para estarmos juntos para toda vida. Você tem sentido saudades de Jesus? Você tem procurado Ele pra conversar sobre sua vida? Faça isso e você verá o quanto sua vida será melhor neste tempo.

ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai obrigado por me apresentar Jesus como  um amigo, como um irmão que nos ajuda a entender melhor os caminhos do Senhor para mim. Obrigado pelo Seu Santo Espírito que hoje preenche esse vazio no meu coração e posso sentir sua presença a cada dia. Obrigado. Eu oro ao Senhor em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VERSÍCULO:
Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas?

-- João 1:38

PENSAMENTO:
Jesus no início de sua caminhada em apresentar o Reino dos Céus na Terra, andava pelas cidades falando das maravilhas de Deus. Os primeiros discípulos ainda não O conheciam e, por isso, precisavam andar com Ele para entender todo o plano de Deus para os homens. Jesus fez uma pergunta a estes homens: O que buscais? Como essa pergunta para eles ainda não ajudava a explicar seus anseios humanos, disseram que apenas queriam pousar, ou seja, ficar com Ele no lugar onde Ele estivesse para aprender mais sobre O Seu plano. E eles foram e ficaram não só um dia, mas entregaram suas vidas por aquilo que Cristo os apresentou. Quanto a mim e a você, o que temos buscado em Jesus? O que de fato me atrai a caminhar e está com Jesus? Seus milagres? Seus ensinamentos? Suas promessas? Sua provisão? O quem determina Jesus para minha vida e quem Ele é para mim, são as motivações do meu coração. O que eu e você devemos buscar em Jesus, Ele já nos deu na cruz, salvação. Agora eu é que preciso dar a Ele, a minha vida sem reservas e continuar apresentando o plano Dele para outras pessoas que querem buscar e ficar com Jesus. Pense nisto!

ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai obrigado por ser acessível para que eu pudesse encontrar Jesus. Ele transformou e esta transformando a minha vida com Seus ensinamentos e amor. Que o Seu Santo Espírito me ajude a continuar apresentando Jesus para outros que querem também buscá-Lo e viver com Ele. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

VERSÍCULO:
Falou o Deus de Israel, a Rocha de Israel me disse: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus, será como a luz da manhã ao sair do sol, da manhã sem nuvens, quando, depois da chuva, pelo resplendor do sol, a erva brota da terra.

-- II Samuel 23:3-4

PENSAMENTO:
Estas foram as últimas palavras do rei Davi antes da sua morte. Após viver intensamente um relacionamento íntimo com Deus, conhecer a Deus na sua essência, após ter experiências maravilhosas com Deus, ele nos da uma palavra que inunda nosso coração com uma certeza grandiosa, nossa vida só pode ser governada por Deus. Quando o governo de Deus é estabelecido em nossas vidas, quando fazemos tudo no temor do Senhor, a luz resplandece em tudo, no relacionamento com filhos, esposas, maridos, amigos, porque não é a nossa luz que resplandece, mas sim a luz de Cristo. Os frutos serão vistos por todos, pois irão brotar de uma relacionamento integro e pleno com Deus. O governo estabelecido por Deus irá contagiar e impactar todas as pessoas onde quer que elas estejam, no trabalho, na escola, na sociedade. Eu e você precisamos pedir ao Senhor que estabeleça o Seu governo sobre nossas vidas, que Ele seja o Senhor de todas as coisas em nossa caminhada, que Ele reine dentro de nós. Assim como Davi falou essas últimas palavras antes de morrer, quais seriam nossas últimas palavras antes deste acontecimento? Poderíamos declarar a todos que o Senhor governou nossa vida até esse dia? Pense nisto!

ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome. Pai antes de tudo peço perdão por muitas vezes eu mesmo tentar governar minha vida sem a Sua presença. Hoje percebo que quando fiz isso, as coisas não saíram como eu queria. Entrego ao Senhor a minha vida para que o Senhor estabeleça o Seu Governo sobre a minha vida, pois sou limitado e não sei como governá-la. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

VERSÍCULO:
Tornei-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado daqueles que não me buscavam. A uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui.

-- Isaías 65:1

PENSAMENTO:
Quando somos mais jovens procuramos conhecer e até imitar nossos ídolos na música, nas artes, no esporte. Essa busca para muitos se torna objetivo de vida, mas para outros apenas um momento na vida. Esses ídolos se tornam pessoas distantes, não acessíveis, só uma pequena minoria por algum momento conseguem apertar a mão, tirar uma foto, e ficam então satisfeitos e exibem isso como troféu. Quando lemos um texto como este que mostra o próprio Deus, criador de todas as coisas, Aquele que tem o poder sobre todas as coisas, que faz coisas grandiosas e maravilhosas, que cura os enfermos, sara os de coração angustiado, que é o próprio amor, nos dizendo que está totalmente acessível, que se mostra para nós, que vem ao nosso encontro para O acharmos, que diz a todas as nações do mundo Eis-me aqui, eis-me aqui. Hoje fiquei constrangido por essa palavra de Deus, porque eu procurei satisfazer meu coração em coisas e pessoas que passam, mas o amor de Deus demonstrado por essa palavra inundou meu coração, pois o próprio Deus se mostrou para mim totalmente acessível, e eu ainda com meus pensamentos íntimos queria conhecer pessoas que são inacessíveis. Lembre-se que Deus está acessível hoje a você, basta apenas você abrir seus olhos e o enxergar. Faça isto!

ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai peço-Te perdão por ter colocado muitos ídolos no meu coração e na minha vida que não são acessíveis. Pessoas e coisas nunca poderão ocupar o lugar que pertence a Ti. Agradeço porque o Senhor sempre está acessível e se mostra para nós. Obrigado por essa disposição em nos amar. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

VERSÍCULO:
Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

-- Gálatas 5:22-23

PENSAMENTO:
Todo agricultor quando lança a semente na terra, espera poder ver o fruto do seu trabalho materializado na sua colheita. O fruto é a expressão maior daquilo que foi semeado. Na vida humana também pode ser aplicado este princípio da semeadura e colheita. O fruto da carne, são vistos de forma abundante na vida humana, mentiras, inveja, orgulho, inimizades, contendas e tantas outras coisas que apodrecem o coração do homem. Mas o fruto produzido pelo Espírito de Deus é o oposto. Todas as vezes que eu e você somos ministrados por uma Palavra de Deus, ouvimos um louvor que fala das maravilhas de Jesus, quando oramos uns pelos outros, a terra do nosso coração esta sendo preparada e adubada para produzir os melhores frutos. A produção destes frutos é uma obra sobrenatural de Deus em nossas vidas, você e eu só podemos liberar novas sementes deste fruto, quando nós já recebemos essas sementes do Senhor e agora os frutos foram colhidos e as sementes disponibilizadas para outros. Assim como no campo, nós devemos plantar e deixar que o próprio Deus cuide e dê o crescimento. Seja sempre um semeador do fruto do Espírito, não guarde as sementes que Deus já disponibilizou em sua vida. Pense nisto!

ORAÇÃO:
Pai de toda graça, amor e misericórdia, louvado seja Teu nome para sempre. Pai obrigado por plantar em meu coração sementes de amor, bondade e compaixão, sem essas sementes em minha vida eu não poderia experimentar da Sua Graça. Ajude-me a semear essas sementes nos corações das pessoas ao meu redor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO: Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós...