quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:
Recebendo pois Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor.

-- Isaías 37:14

REFLETINDO:
Qual é sua reação quando você recebe uma carta (e-mail, telefonema, etc) de uma notícia ruim? De que forma você enfrenta os problemas? Ezequias tinha recebido algumas cartas desagradáveis direcionadas a ele por pessoas que queriam desestabilizar seu reinado em Israel, o teor dessas cartas eram tão desafiadoras que ele não pensou duas vezes, pegou-as e foi apresentar ao Senhor pedindo-Lhe ajuda e solução para aquilo que estava ali escrito. Durante a nossa vida iremos receber muitas "cartas" com seus conteúdos ruins, muitas delas trarão notícias que mudaram nossas vidas, outras serão apenas indícios de algo que poderá acontecer. O mais importante é o que fazer com essas "cartas" que recebemos? Assim como Ezequias o certo a fazer é ir diante do Trono da Graça e apresentar ao Senhor e pedir-Lhe ajuda para conseguir passar por aqueles problemas, então quando você receber alguma notícia desagradável não deixe o desespero entrar em seu coração, apresente a Deus esta notícia e Ele lhe trará a solução para o que está acontecendo. Pense nisto!

ORANDO:
Pai louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai diante de tantas coisas que tem acontecido em nossas vidas, notícias a todo tempo de coisas ruis, peço ao Senhor ajuda para que todas essas notícias não venham abalar e trazer desespero em nossas vidas, mas que o Teu Santo Espírito nos aponte o caminho da solução. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:
Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles; mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram.

-- Lucas 24:15-16

REFLETINDO:
Quando estamos enfrentando problemas e decepções não conseguimos enxergar e perceber as coisas ao nosso redor. Nosso foco está tão intenso no problema que as soluções e saídas passam despercebidos diante de nós. Dois discípulos estavam indo para uma aldeia chamada Emaús porque estavam tristes com a morte de Jesus e ao mesmo tempo decepcionados, pois eles achavam que Jesus teria vindo ao povo para redimi-los, mas agora Ele estava morto. Como o texto declara, o próprio Jesus apareceu a eles para os ajudar a entender tudo, mas eles estavam com seus "olhos fechados" para reconhecer quem era aquele homem ao lado deles, e então passaram a questionar e falar tudo que estava em seus corações. Com certeza em muitos momentos de nossas vidas por várias razões tivemos nossos "olhos fechados" para as soluções que apareceram em nossas vidas, pois nosso olhar estava direcionado apenas para o problema que nos afligia. Estar com os olhos fechados é como não reconhecer uma palavra de conselho de um amigo, é como não perceber ao nosso redor as soluções pulsando intensamente querendo nos tirar do problema. Quais problemas você tem enfrentado hoje em sua vida? Será que eles já não deveriam ter sidos solucionados há muito tempo, mas por você estar com os olhos fechados ainda não percebeu? Convido você a parar, refletir e olhar em outra direção, de preferência para o alto, e com certeza de lá virá o seu socorro. Pense nisto!

ORANDO:
Pai louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por Sua Palavra que nos alerta a ver as soluções que o Senhor tem para nossas vidas. Peço ao Senhor que meu olhar hoje seja direcionado para tudo aquilo que o Senhor tem pra mim como solução. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:
Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.
-- Lucas 9:61
REFLETINDO:
Você já desistiu de alguma coisa em sua vida? Talvez de uma dieta, de uma viagem que a princípio não tiveram tantas implicações. Outros já desistiram de seus casamentos, isso sim começa a trazer implicações mais sérias. Muitas outras pessoas já desistiram de caminhar com Jesus. Desistir faz parte da natureza do homem, desde o início no Éden ele desistiu de obedecer a Deus e pagou um preço alto por isso. Quando o próprio Jesus diz que todas as pessoas que conheceram a Ele, decidiram de livre vontade caminhar com Ele, lançou sua mão na esperança, no amor, na misericórdia, e por qualquer razão e motivo, passou a olhar novamente para sua vontade, seu coração e desejou voltar à sua vida anterior, está pessoa desistiu de tudo que foi prometido e alcançado, com isso, ela não está apta, digna, ela não é uma pessoa idônea e capaz de herdar o Reino de Deus. O bom é que ainda podemos desistir de nossas vontades, podemos reconstruir nossa história com Jesus, pois Ele é longânimo e está sempre à espera da nossa desistência pelas coisas do mundo, renunciando tudo, e lançando a mão sobre Ele para nos livrar da ira vindoura. Não desista de Jesus, desista deste mundo caído. Pense nisto!
ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai peço perdão ao Senhor por alguns momentos em minha vida ter desistido do Seu Reino e tentado voltar ao meu reino humano e escuro. Agradeço ao Senhor pelo Seu Santo Espírito que ilumina meu coração, não deixando me afastar do Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:
Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

-- Gênesis 3:5
 
PENSAMENTO:
Uma das grandes afirmações do diabo é esta, que Deus sabe de tudo que irá acontecer. O desejo de Adão e Eva em comer o fruto proibido estava em algo que eles não conheciam, que eles não entendiam. Comer o fruto para eles estava muito além de um sabor novo ao seu paladar, mas de um momento que poderiam mostrar a eles coisas novas e ocultas que Deus não tinha revelado. O pecado está em realizar tudo aquilo que não é a vontade de Deus. O homem com seu desejo de ser independente acabou trazendo para si todas as mazelas das suas escolhas. O homem não foi criado para ser independente, não foi criado para tomar decisões sozinho, porque todas às vezes que fazemos isso, estamos quebrando um princípio claro com Deus, estamos deixando de participar da comunhão. Nosso erro adâmico persiste até hoje, pois temos dado ouvido a outras vozes estranhas, a ouvirmos aquilo que Deus tem para nos falar. Hoje temos a Palavra de Deus para nos apontar o caminho, e mesmo que pensemos em tomar outro caminho e fazer outras escolhas, precisamos perguntar a Deus se Ele concorda ou não, pois Deus sabe de tudo. Não tome decisões sem antes perguntar a Deus sobre elas. Pense nisto! 
 
ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu santo nome para sempre. Pai tomar qualquer decisão que envolva coisas grandiosas em nossas vidas nunca é fácil, mas que Teu Espírito nos conduza e nos mostre não aquilo que aos nossos olhos seja o melhor, mas que na verdade seja aquilo que é a Tua vontade, pois ela é boa, perfeita e agradável. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:
Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

-- Romanos 9:17

REFLETINDO:

"Sede não é nada, imagem é tudo", era o que dizia uma propaganda antiga de uma marca de refrigerante. Hoje em dia realmente a imagem é algo muito maior do que qualquer outra forma de atrair as pessoas para aquilo que está querendo falar. O apelo visual tem sido explorado em várias frentes, e com isso, alcançado momentaneamente as pessoas, pois a cada momento se faz necessário algo novo para prender a atenção delas. Desta forma o mundo vai se transformando em um lugar frio e individualista, pois não preciso falar e o outro ouvir e as relações vão ficando para trás. A fé não é algo visual, ela não está alicerçada em imagens, não está solidificada nos olhos, a fé está arraigada naquilo que ouvimos da Palavra de Deus. Ouvir a Deus é que fará sentido para tudo que está em minha volta, ouvir a Sua Palavra me trará direção, fortalecerá meus pés na caminhada, determinará aquilo que meus olhos devem ver. A imagem tem seu papel e lugar em nossa vida, mas com certeza ouvir a Deus trará mais certezas em nosso coração. Precismos aprender a ouvir e aprender a falar menos. Sua fé está fortalecida naquilo que você vê ou naquilo que você ouvi? Sejamos ouvintes e praticantes desta palavra. Ouça isto!     

ORANDO:
Pai louvado seja o Teu nome para sempre. Pai ensina-me a ser mais ouvinte da Sua Palavra, desperta em meu coração esse desejo de ouvir mais o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:
Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai.

-- Efésios 3:14

REFLETINDO:
Ah! Os joelhos dobrados, como fazem diferença na vida do homem. Posição de reverencia, de humilhação, de reconhecimento, de esperança, de entrega, de honra, de plenitude, de busca, de entendimento, de quebrantamento, de necessidade, de comunhão, de relacionamento, de amadurecimento, de oração. O Apóstolo Paulo tinha suas razões para dobrar seus joelhos diante do Pai, aqui neste contexto ele estava dobrando seus joelhos pelos gentios, aqueles que não eram crentes, que não conheciam a Jesus, e ele diz que estava fazendo isso para que o Espírito Santo descesse sobre eles e assim eles pudessem conhecer aquele que transformaria suas vidas dando-lhes o poder de serem feito filhos de Deus. Paulo tinha suas razões. E eu e você, quais são as razões, motivos e causas para nos colocarmos de joelhos diante do Pai? Que nossos motivos e razões não sejam só nós mesmos. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, até aqui o Senhor tem nos ajudado, por isso estamos alegres. Pai neste dia quero colocar meus joelhos dobrados diante do Senhor por esta causa: (...) Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

-- Salmos 23:4

REFLETINDO:
O rei Davi teve muitas experiências com Deus, ele viveu intensamente cada momento de sua vida em dedicar-se ao Senhor. Tornou-se um homem segundo o coração de Deus. Mas Davi também passou por muitos momentos difíceis, momentos de desesperos, de provações, de lutas. Em um desses momentos ele expressou suas inquietações da alma no Salmo 23, por sinal um dos salmos mais conhecidos. Quando Davi fala que mesmo que em algum momento de sua vida, e foram muitos, a morte andasse à sua procura, que nos vales que ele andou a morte flertasse com ele, em seu coração não havia temor por isso. Ele tinha convicção em seu coração da presença do Senhor, ele sabia quem ele era e principalmente quem era Deus em sua vida. A vara e o cajado que o consolava tinham motivos de sobra para isso, pois ele sendo pastor de ovelhas entedia exatamente o efeito destas ferramentas. A vara representa para a ovelha uma arma que afastava os predadores, os inimigos, era como se fosse a extensão do braço que protege a ovelha. O cajado representa para a ovelha um instrumento de compaixão e misericórdia por sua vida, todo pastor tinha um cajado em suas mãos. Assim como Davi, se estamos passando por algum vale desafiador, seja ele qual for, lembremo-nos da vara e do cajado que estão nas mãos de Jesus, nosso Pastor, pois Ele sempre estará a nos guiar por suas veredas e pastos verdejantes. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para todo o sempre. Deus obrigado por Sua vara e cajado que estão a nos proteger e guiar neste tempo tão difícil. Obrigado por Jesus nosso Pastor, e em nome dele que oro. Amém.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

VERSÍCULOS:
Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.
-- Gênesis 6:13
Como aconteceu nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos.
-- Lucas 17:26-27
REFLETINDO:
Quando vamos a uma praia, a uma trilha ou a qualquer lugar de difícil acesso, encontramos alguma placa informando dos perigos que existem no local. Essas placas são as garantias que temos para podermos usufruir, sem danos, do local ao qual estamos indo. Se nós obedecermos tudo que está ali escrito com certeza não seremos surpreendidos com os perigos que rondam aquele lugar, mas se não obedecermos e acharmos que aqueles avisos são exagerados demais, que aos nossos olhos não se faz tão necessários assim, com certeza passaremos por apertos. Observando a história bíblica, somos alertados por ela para não sofrermos muitas coisas. Ela nos alerta que está próximo a volta do Senhor Jesus sobre a Terra, e com esse retorno, Ele levará todos os que creram em Suas palavras. Por muitos estarem desprezando "as placas" indicativas que contém na Bíblia, serão surpreendidos por suas próprias atitudes. Estejamos atentos aos sinais que indicam o futuro para nossas vidas existente na Bíblia. Pense nisto!
ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para todo o sempre. Pai perdoe-me por muitas vezes desprezar as placas que me informam para desviar dos caminhos tortuosos. Peço ao Senhor que me fortaleça a cada dia, e que eu esteja sensível às Suas Palavras para obedecer às Suas indicações. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

-- II Coríntios 5:17

REFLETINDO:
Quando somos conduzidos a coisas novas em nossas vidas, ficamos muitas vezes reticentes, desconfiados e desafiados ao que encontraremos mais a frente. O novo nos causa arrepios, nos assusta com suas propostas que não conhecíamos, o novo muda nossa forma de pensar, nosso modo de agir. Por isso, muitas pessoas continuam ainda vivendo e mantendo coisas velhas em suas vidas, pois assim há um controle sobre elas, não há novidades, dessa forma sua zona de conforto é mantida. A proposta de Jesus é diferente de tudo que é velho. No momento em que nos encontramos com Ele e decidimos que Ele irá agora direcionar nossas vidas, todas coisas que faziam parte de minha vida que não faz mas sentido, Ele transforma em coisas novas. Quando Jesus faz tudo novo, agora em passo a amar e respeitar mais a minha família, passo a viver conforme os padrões do Reino de Deus e não mai conforme o mundo, deixo para trás pecados, malícias e orgulho. Viver o novo com Jesus é se permitir ir a lugares incríveis que nosso coração já mais tinha experimentado. Permita-se ser alcançado pelo novo de Jesus em sua vida hoje. Pense nisto!
 
ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para todo o sempre. Pai agradeço ao Senhor por ter conhecido Jesus, e por Ele ter me apresentado coisas novas para minha vida. Peço ao Senhor 
que outras pessoas O conheçam e desejem está com Ele para sempre. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:
Ao que ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na mão, e vai. Se encontrares alguém, não o saúdes; e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino. A mãe do menino, porém, disse: Vive o senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu. Geazi foi adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentidos. Pelo que voltou a encontrar-se com Eliseu, e o informou, dizendo: O menino não despertou.

-- II Reis 4:29-31


REFLETINDO:
A obediência nos leva a alcançar as bênçãos e promessas feitas por Deus. Quando um profeta como Eliseu da uma ordem a um servo e nada acontece, o problema não está na palavra do profeta, mas sim na obediência do servo. O filho da mulher estava morto, ela busca ajuda ao profeta, ele por sua vez dá uma orientação ao seu servo: - Vai ao encontro do menino, mas não fale com ninguém antes de chegar ao seu destino e realizar a tarefa que eu te designei. O menino não despertou com a chegada de Geazi, só após a chegada de Eliseu o milagre aconteceu. O que aprendemos aqui é que quando recebemos uma orientação e uma palavra de Deus, ela só terá efeito em minha vida e na vida das pessoas ao meu redor, se eu de fato obedecer cabalmente tudo que foi dito e orientado por Deus. Como anda sua obediência diante daquilo que Deus tem falado ao seu coração? Lembre-se que muitas coisas não estão acontecendo porque não temos sido obedientes a essa palavra. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para todo o sempre. Deus perdoe-me por muitas vezes não obedecer à Sua palavra. Ajuda-me a em tudo ser um servo fiel. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.


-- Lamentações 3:39

REFLETINDO:
No momento em que você se queixa, reclama e critica no que sua palavra se realiza? Muitas das nossas queixas estão relacionadas a ações e atitudes que tomamos sem uma direção de Deus, sem saber de fato se era aquilo mesmo que eu deveria fazer. Outras queixas estão ligadas ao fator econômico, outras relacionadas a família, muitas pela inconstância de nosso comportamento. Mas a palavra de Deus nos admoesta e ensina a nos queixarmos de nossos pecados, ou seja, eu devo ficar desapontado e descontente quando eu peco, quando eu faço aquilo que desagrada ao Senhor. A justiça humana diz que o cidadão não pode produzir provas contra ele mesmo, por isso, ele tem o direito de ficar em silêncio. No Reino de Deus é o inverso, para sermos salvos de nós mesmos, precisamos expor e confessar nossas queixas, nossos erros e pecados e com isso, alcançaremos a graça e a misericórdia de Deus. Paremos de nos queixar das coisas e comecemos a nos queixar e ficar descontente com o pecado que temos cometido diariamente. Pense nisto!

ORANDO:
Deus maravilhoso e misericordioso, louvado seja o Seu nome para sempre. Pai neste dia quero apenas apresentar ao Senhor as minhas queixas e descontentamento que tenho pelos erros que tenho cometido (...). Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

VERSÍCULO:
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu.


-- Hebreus 6:18-19

REFLETINDO:
Deus tinha feito uma promessa a Abraão, e ele creu e se lançou sobre ela sem questionar. Ele saiu de sua segurança e conforto para encontrar e viver essa promessa. Mas o que motivou o coração de um homem já em sua velhice a ir em busca de viver coisas novas? Para Abraão pelo menos duas coisas. A primeira é a total impossibilidade de Deus mentir. Deus jamais traz uma promessa vazia ao coração de um homem, Ele apresenta Suas possibilidades de concretização ao longo da caminhada. Deus é imutável. A segunda coisa é a esperança proposta. Abraão se lançou, se jogou, sobre a esperança que ardia em seu coração, as possibilidades colocadas por Deus eram infinitamente maiores que as adversidades que ele poderia encontrar no caminho. A esperança é como âncora da nossa alma, firmada totalmente em Cristo. A promessa que Deus lhe fez como ela está movendo sua vida hoje? Você tem duvidado ou acreditado? E sua esperança, está ancorada? Não se permita remover a âncora que sustenta sua promessa, mas continue firme, pois Aquele que fez a promessa é fiel pra cumprir. Creia nisto!

ORANDO:
Deus maravilhoso e misericordioso, louvado seja o Seu nome para sempre. Pai continuo firme aguardando as promessa do Senhor sobre minha vida. Pai não me permita remover a âncora da esperança na qual o Senhor colocou em meu coração. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO: Portanto, não deixe que aquilo que para você é bom seja considerado mal; porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas ju...