quarta-feira, 27 de abril de 2016

VERSÍCULO:
Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio.

-- Eclesiastes 7:8A

REFLETINDO:
No início do ano certamente você fez alguma promessa, disse que iria fazer algo novo, que iria mudar seu comportamento em alguma coisa. Você pode ter pensando que este ano seria o melhor ano de sua vida, que você não cometeria os mesmos erros do ano anterior. Que ótimo e maravilhoso são essas atitudes pró-ativas. Mas agora ao observar e refletir nestas promessas, você consegue identificar as mudanças? Quando você faz a avaliação de tudo, você esta animado ou desanimado com suas ações? Pois bem, o texto acima nos encoraja a não desistir, porque o início é sempre difícil e desafiador, começa a mudança da rotina, a implantação de uma nova forma de agir e pensar e isso realmente não é fácil. Os alimentos novos no cardápio ainda não expressão um sabor tão bom quanto outros, as caminhadas parecem intermináveis, os objetivos novos parecem inalcançáveis. Mas quando chegamos ao fim desta jornada percebemos o quanto cada passo dado, cada obstáculo vencido e cada suor derramado valeu a pena, pois no fim, há a alegria da conquista e do triunfo. Não desista, persevere em buscar o objetivo final, pois, terá um valor e uma alegria maravilhosa. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai quantas promessas feitas até aqui, e muitas delas nem comecei ainda por conta das dificuldades. Mas existem outras que estão em pleno favor em minha vida, e por isso, peço ao Senhor que me der forças para continuar e chegar ao fim delas com o coração transbordando de alegria. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

VERSÍCULO:
Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias.

-- I Reis 17:14-15

REFLETINDO:
Em momentos de escassez e crises, a tendência natural do homem é o desespero e atitudes desequilibradas para buscar soluções para os problemas. As crises sempre existiram na vida do ser humano, elas fazem parte da construção e amadurecimento do homem. Mas o importante diante das crises são as ações que tomamos para conseguir vencê-las. Havia uma viúva da cidade de Serepta, cidade fora dos limites de Israel, onde esta mulher vivia com seu filho. Naqueles dias havia falta de alimentos e água e muitas pessoas morreram e padeceram por isso. Há um encontro do profeta Elias e esta mulher, e no diálogo dos dois o profeta pergunta o que ela tem pra comer em sua casa, ela tinha um pouco de azeite e farinha para ela e o filho fazerem a última refeição e esperar a morte. Mas o profeta traz um palavra de ânimo e direção pra casa dela, e ela obedeceu a esta palavra fazendo exatamente aquilo que o profeta disse. Muitos hoje estão passando por crises terríveis em suas vidas, desemprego, famílias sendo abaladas por relacionamentos destruídos, filhos em caminhos tortuosos, enfermidades, há muitas aflições e angústia acometendo as pessoas. Qual seria a saída para tudo isso, já que as tentativas têm sido desastrosas? O profeta fez uma promessa àquela mulher dizendo que aquele pouco de farinha e azeite não acabariam em sua casa, desde que ela observasse, aceitasse e obedecesse a direção dada por ele. Quero encorajá-lo hoje a buscar uma resposta diante do Senhor para os problemas que você tem vivido, e com toda certeza Ele trará uma direção. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai peço ao Senhor hoje uma palavra de direção para as aflições e angústias que tenho passado (...). Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 19 de abril de 2016

VERSÍCULO:
Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.

-- Lucas 9:61

REFLETINDO:

Você já adiou alguma coisa em sua vida? Tipo, uma decisão, uma viagem, um encontro, um projeto? Esse adiamento era realmente necessário? Os motivos foram plausíveis ou circunstanciais? Estas perguntas tem que nos ser feitas pois, talvez os nossos adiamentos sejam mais por falta de foco e ação do que qualquer outro motivo. Jesus estava caminhando e teve um diálogo com algumas pessoas sobre segui-Lo. Um queria, mas foi advertido por Jesus que teria dificuldades pois ele não encontraria um lugar fixo e luxuoso para ficar. A outro convidou, mas o mesmo pediu adiamento para sepultar seu pai. E a outro chamou também, mas pediu um adiamento para se despedir da sua família. Aos nossos olhos humanos os adiamentos aqui foram realmente razoáveis, mas Jesus queria provocar no coração daqueles homens a urgência que se há em viver as coisas do Reino de Deus na terra. Não podemos continuar adiando nosso compromisso e envolvimento com as coisas de Deus, não podemos passar a vida toda dando desculpas para firmar o nosso compromisso com o Senhor. Quais são as "desculpas e adiamentos" que tenho neste dia para não viver aquilo que é o principal em minha vida que é o Reino de Deus? Que neste tempo possamos parar de adiar o uso de nosso tempo, e vamos estar diariamente na presença do Senhor e viver a Sua vontade. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai perdoe-me por muitas vezes dar as desculpas mais inconstantes do mundo para adiar momentos de comunhão e relacionamento com o Senhor e com as pessoas. Ajuda-me a não mais adiar as coisas que o Senhor tem colocado em meu coração. Eu oro em nome de Jesus . Amém.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

VERSÍCULO:
Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

-- Isaías 43:19

REFLETINDO:
A mente humana pode chegar a ter em apenas um dia trinta mil pensamentos. A maioria destes pensamentos não nos trazem nenhum benefício prático, a não ser pelo fato do cérebro está cumprindo sua função de organização dos sinais ao corpo. Quando nosso cérebro é afetado por algo muito forte, susto, traumas, perdas, aflições, angústias, ele se torna refém destes sentimentos e passa a ficar focado nestas circunstâncias. A depressão em um dos seus vastos diagnósticos, podemos dizer que está relacionado ao aprisionamento do pensamento. Quando lemos uma palavra como esta dita pelo profeta Isaías vinda do próprio Deus, nos mostra o quanto não percebemos em nossos pensamentos fechados, que Deus tem feito coisas novas todos os dias, que há uma luz de esperança e amor brotando todas as manhãs em nossas vidas, que Ele faz um caminho novo em lugares áridos e faz brotar água limpa de locais improváveis. Vamos renovar nossos pensamentos, vamos virar o rosto para os lados e para cima, vamos perceber através das mais diversas formas o toque do Senhor em nós. Todas as manhãs o sol nasce em um quadro diferente, há sempre uma novidade de vida, vamos libertar nossa mente para o novo de Deus. Faça isto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai minha oração neste dia é para que o Senhor me ajude a perceber a Tua presença em minha vida. Renova minha mente e traz coisas novas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 12 de abril de 2016

VERSÍCULO:
Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra.

-- Mateus 12:13

REFLETINDO:
Você já escondeu algum problema seu por vergonha, por não querer se expôr? Já passou por algum trauma e não consegui se livrar dele? Infelizmente isto é muito mais comum do que imaginamos. Este homem ao qual Jesus curou, tinha uma deficiência em uma das mãos, e com isso ele vivia escondendo sua mão das pessoas, expôr isso para outras pessoas não era fácil. Um dia Jesus chegou em sua vida cheia de dúvidas, cheia de ressentimento, sem esperança de ser curado, e fez um convite diante de todos: Estende a tua mão. Naquele momento o homem não teve duvidas, expôs diante de todos aquilo que era sua vergonha, seu problema e permitiu ser tocado pelo amor, pela compaixão e pela bondade de Jesus e com isso, recebeu a cura. Talvez você hoje não tenha uma das mãos com defeito, mas tenha outras deficiências, sejam físicas, emocionais, espirituais, e tem o desejo de ser curado, o mais importante neste momento é aceitar esse convite de Jesus que ecoa até os dias de hoje: "Estende a tua mão". Estende tua mão para receber de Jesus a cura que você precisa, estende tua mão para não ter vergonha de falar pra Ele quais são suas debilidades e fraquezas. O que esta impedindo você de estender sua mão? Faça isto! 

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai como é difícil expôr nosso coração diante das pessoas. Mas hoje quero diante desta palavra apresentar ao Senhor as minhas deficiências... Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

VERSÍCULO:
Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas.

-- Tito 1:15

REFLETINDO:
Quem já teve a experiência de ir a uma fazenda, sítio ou qualquer tipo de plantação, e observou um fruto viçoso e ficou aguardando o momento para colhe-lo, mas passando alguns dias ao retornar encontrar este mesmo fruto totalmente degradado, aberto cheio de mosquitos, sem aquela aparência inicial, é uma experiência frustrante. A contaminação pode ter vindo de várias formas, não há como saber a causa exata. Para nós como homens e mulheres podemos usar essa analogia como causa das nossas contaminações. Nosso fruto (amor, bondade, amizade, etc) tem sido corrompido desde o princípio, nossa mente tem sido constantemente bombardeada com coisas que não fazem parte de nossa essência e com isso, nos tornamos pessoas incrédulas e sem afeição. O pecado vem como uma erva daninha silenciosa minando a resistência da mente e do coração, transformando aquilo que era bom em ruim. Quando o apóstolo Paulo fala pra Tito que tudo é puro para aqueles que são puros, ele está apontando para o caminho correto, o caminho que nunca deveríamos ter desviado, que são os princípios e valores de Deus. Tudo que Deus traz para nós é puro, é transparente, é limpo, é integro, é saudável. Em meio a estes dias de impurezas que somos levados a respirar, que possamos nos "desintoxicar" e buscar em Deus limpar a nossa mente e voltarmos a pureza de amar uma pessoa sem interesse, de amar sem esperar, de olhar para a vida na perspectiva da esperança, que nossas conversas sejam carregadas de pureza e sem malícias. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai a minha oração hoje é para que o Senhor limpe a minha mente de toda contaminação. Que os meus pensamentos sejam dirigidos e direcionados pelo Seu Santos Espírito. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

VERSÍCULO:
O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.
 
-- Deuteronômio 30:19
 
REFLETINDO:
Qual tem sido a vontade de Deus para minha vida? Essa pergunta tem tido efeito sobre a minha vida? E se eu não descobri-la e reconhece-la? Muitas vezes nos parece que a vontade de Deus é o mesmo que buscar uma agulha no palheiro. Parece escondida, confundida entre tantas escolhas que temos que fazer em nossas vidas. A verdade é que Deus não tem prazer em nos ver perdidos por aí, tentando acertar, tentando descobrir Sua vontade ouvindo e fazendo coisas que não foram ditas e colocadas por Ele. Mas Ele expõe Sua vontade de forma clara, simples e objetiva. Ele mostra que há morte e vida, bênção e maldição, e Ele mesmo aponta e mostra o caminho de Sua eterna vontade: ESCOLHE, POIS, A VIDA. Escolher a vida é dizer a Deus que escolhemos a Sua vontade, que queremos obedecer Seus princípios e valores, seguir Seus mandamentos, pois tudo que Deus direciona para nós é para nos dar vida. Qual seria sua escolha hoje? Pense nisto! 

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai perdoe-me por muitas vezes não entender e saber qual Sua vontade para minha vida. Peço ao Senhor que ajude-me a cada dia discernir todas as coisas que o Senhor tem colocado para minha vida. Hoje e sempre quero escolher sempre a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

VERSÍCULO:
Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, - e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus.

-- Atos 7:55-56

REFLETINDO:
Você já questionou alguma vez a existência real do céu como local de uma morada? Você já se deparou alguma vez com essa dúvida? Com certeza a maioria das pessoas não acreditam no céu como um local de habitação, elas acham que o céu é apenas um conceito religioso e uma expectativa para elas. A narração do texto acima foi de Estêvão, um discípulo de Jesus em sua época que por ter a convicção da existência do céu e do Deus no qual ele cria, foi acusado injustamente por testemunhas falsas e com isso levado para fora da cidade para ser apedrejado como era costume. Só que no meio de toda esta situação Estêvão não fugiu, não buscou uma solução humana para seu problema, ele olhou para o céu, viu a bondade do Pai sobre ele, viu Jesus e bradou: Vejo os céus abertos. A convicção no coração daquele homem era tanta que as pedras que foram arremessadas contra ele não puderam desviar sua atenção do céu, do lugar onde ele iria habitar. Talvez você esteja hoje passando por dias difíceis, por momentos duros desta vida onde muitas "pedras" são jogadas em sua direção, mas ao invés de olhar para as pedras, abra seus olhos e veja os céus abertos, pois de lá virá o seu socorro, de lá virá a esperança, de lá virá a bondade do Senhor. A presença do Senhor na vida de Estêvão foi o motivo de seu refrigério em meio as pedradas que ele recebia. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai temos passado dias difíceis, dias maus, e às vezes buscamos soluções humanas para nosso problemas. Pai que neste dia possamos ver os céus aberto e com isso, contemplar o favor do Senhor sobre nossas vidas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO: Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós...