segunda-feira, 30 de maio de 2016

VERSÍCULO:
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a esse, nem antes nem depois dele, atendendo o Senhor assim à voz dum homem; pois o Senhor pelejava por Israel.
 
-- Josué 10:13-14
 
REFLETINDO:
Imagine a cena: Você olha para o céu e percebe que o sol não sai do lugar, passam as horas e ele continua lá, parado, refletindo toda sua luz e calor que lhe é determinado. Isso leva quase 24 horas assim, é algo espantoso e maravilhoso. Mas o mais incrível não é o sol se deter no céu, não é ver isso acontecer, mas sim a oração e o pedido de um homem a Deus para que Ele fizesse isso. Imagine mais uma vez: Um homem ora a Deus e Deus atende sua oração, pára todo o sistema solar, faz com que a noite não venha, faz com as estrelas não brilhem, faz com que todos os movimentos de translação e rotação sejam alterados pela oração de apenas um homem. Isto sim é o principal ponto desta narrativa, a oração de um homem em favor de todo o seu povo e Deus ouviu e atendeu a este homem. Se hoje eu e você orássemos a Deus apenas para lhe pedir algo, será que o Senhor nos atenderia? Será que os ouvidos de Deus ainda estão abertos ao nosso clamor? Com certeza sim, Deus continua e continuará a ouvir as nossas orações, pois Ele tem cuidado de nós. Talvez sua oração hoje não seja para pedir a Deus para deter o dia e ver essa maravilha acontecer, mas por menor que seja sua oração diante da grandeza de Deus, Ele está com Seus ouvidos atentos a oração que você fizer. Faça isto, ore!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai como essa narrativa enche nosso coração de fé em saber os grandes feitos do Senhor no passado que podem se repetir no presente. Neste dia minha oração é... Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 24 de maio de 2016

VERSÍCULO:
Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniquidades.
 
-- Salmos 103:10
 
REFLETINDO:
Quando as pessoas me cumprimentam e perguntam como estou geralmente minha resposta é: - Estou melhor do que mereço. Mas o que realmente nós merecemos? O que nos espera? Quando observamos as narrativas bíblicas, podemos constatar que se não fosse a graça, a misericórdia, a compaixão e a longanimidade de Deus, nós receberíamos apenas o julgamento e juízo de Deus, e claro que isto acontecerá um dia. Mas também por Seu amor Deus não nos trata conforme pecamos, conforme erramos, pois o desejo de Deus é que todos nós sejamos salvos naquele grande dia, e a forma que Ele nos apresenta esta saída é através de Jesus, o Cristo. Ele sim é o nosso Senhor e Salvador, Ele sim olha para nós sabendo que não merecemos nada, mas mesmo assim acrescenta em nós uma vida cheia e abundante de graça. Que o nosso coração seja encharcado por esta verdade e que possamos nos lembrar a cada dia que não somos merecedores de nada, e que tudo vem Dele, por Ele e para Ele. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por não me tratar conforme meus pecados e por não retribuir segundo as minhas iniquidades, e agradeço por ser participante desta graça maravilhosa que o Senhor tem me apresentado a cada dia. Sei que estou melhor do que mereço. Louvado seja o Teu Nome. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

VERSÍCULO:
Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças.
 
-- I Samuel 30:4
 
REFLETINDO:
Você já passou por momentos em que só tem vontade de chorar? Ou até mesmo se esconder do mundo, das pessoas, não atender telefone, simplesmente evitar as pessoas? Você já chorou até dormir? Ou ficou com os olhos inchados de tanto chorar, ao ponto de perder suas forças? Dificilmente encontraremos alguém, que não enfrentou este tipo de situação. Davi ao retornar da guerra para sua casa não encontra ninguém, foram todos levados prisioneiros pelos amalequitas, crianças, filhos, esposas, idosos. Neste momento Davi e seus soldados não tinham outro sentimento em seu coração que não fosse de chorar e se derramar até suas forças acabarem. Talvez hoje você esteja passando por momentos difíceis, momentos que você não teve ou não tem controle, e você tem chorado o tempo todo até suas forças acabarem. Mas assim como Davi passou por isso, você pode encontrar a mesma solução que ele encontrou, a ajuda do Senhor. Davi se fortaleceu no Senhor, ele buscou a Deus por uma saída, uma solução e ela veio da parte de Deus para ele. Busque ao Senhor em meio às angústias e Ele lhe trará um renovo. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai não é fácil passar por dias de angústias e aflições, o coração fica apertado e as forças vão embora. Senhor peço que o Senhor nos fortaleça neste dia. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 17 de maio de 2016

VERSÍCULO:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
 
-- Mateus 5:3
 
REFLETINDO:
Na medida que pensamos em reinos, vem a nossa mente um lugar com muros intransponíveis, com armas de defesa de todas formas, soldados com cavalos imponentes, um lugar medieval. Na nossa concepção para fazer parte de um reino é necessário ter um nome, uma família rica, de uma origem real, senão jamais poderemos usufruir todas benesses deste reino. Quando o Senhor Jesus reúne os discípulos e muitas outras pessoas para os ensinar sobre o reino dos céus, Ele quebra logo um paradigma, Ele diz que para ser do reino dos céus, a pessoa tem que ser humilde em seu espírito, ou seja, tanto rico, quanto pobre, escravo ou senhor, qualquer pessoa pode fazer parte deste reino, desde que o seu coração seja humilde. Ser humilde de espírito é um esvaziamento da confiança em si mesmo, é reconhecer que sem Deus é incapaz de caminhar um passo sequer. A qualidade que Jesus busca e que traz bem-aventurança fala da completa ausência de orgulho pessoal e do reconhecimento de que nada representamos na presença de Deus, ou seja, sentimo-nos nulos, quando O contemplamos. Que o Senhor quebre em nós todos os sofismas e paradigmas que nos levam a pensar que o reino dos céus é um reino inalcançável, mas que este reino está de portas abertas esperando todos aqueles que reconhecem o Senhor Jesus como Rei deste lugar. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai obrigado por abrir as portas do reino dos céus para todos nós. Obrigado porque o Senhor não pensa como os homens pensam e agem, mas o Senhor se mostra como Deus misericordioso e amoroso com todos. Que todos possam ser encontrados por Ti para este reino. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

VERSÍCULO:
De todos os deuses das nações que os meus antepassados destruíram, qual deles conseguiu salvar o seu povo de mim? Como então o Deus de vocês poderá livrá-los das minhas mãos?
 
-- 2 Crônicas 32:14
 
REFLETINDO:
Quando alguém quer subjugar outra pessoa, muitos usam a arma da intimidação. O maior para obter êxito sobre o menor faz menção dos seus grandes feitos, das vitórias que conquistou até ali e com isso, acabam muitas vezes tendo vitórias expressivas por conta da sua intimidação. Havia um exército assírio muito poderoso e implacável liderado por Senaqueribe, as suas vitórias sobre outros povos eram impressionantes, ninguém em seu tempo conseguiu resistir a este exército. Quando Senaqueribe foi tomar Judá, havia um rei piedoso chamado Ezequias que clamou a Deus e apresentou a ele uma carta contendo as intimidações deste homem. Todas as probabilidades estavam a favor de Senaqueribe e seu exército, as chances de Judá eram nulas. Mas quem disse que isso importa quando Deus assume a liderança nas batalhas? Com um único anjo o Senhor destruiu o exército e envergonhou a Senaqueribe que posteriormente foi morto pelos próprios filhos. Neste universo o Único invencível é Deus, somente Ele tem todo o poder e nas circunstâncias mais desfavoráveis, Ele pode enviar um anjo, um escape e acabar com toda intimidação do inimigo sobre sua vida. Não fique intimidade por situações desfavoráveis em sua vida, mas apresente ao Senhor a batalha que está por vir e Ele lutará por você. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai há uma batalha em curso na minha vida (...). Peço ao Senhor que me ajude a enfrentar e vencer essa batalha. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

VERSÍCULO:
Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.
 
-- Jeremias 6:16
 
REFLETINDO:
Quando pensamos em rotas vem à nossa mente os grandes navegadores do passado, as rotas áreas e rodoviárias. Muitas rotas que hoje utilizamos foram feitas por homens que em seu tempo não tinham muitos recursos para criarem, mas que com o passar do tempo foram sendo atualizadas e ajustadas sempre para melhorar o tráfego e ajudar as pessoas a não utilizarem rotas ruins. Quando o profeta Jeremias falou ao povo de Deus, ele estava alertando ao povo que existiam rotas traçadas por pessoas antes deles que deveriam ser utilizadas, que deveriam servir de base para eles alcançarem aquilo que eles estavam procurando naquele momento, descanso para a vida. O alerta foi dado para que eles pudessem ajustar a rota de suas vidas, mas eles disseram que não queriam usar aquelas rotas, mas eles continuaram a fazer aquilo que eles achavam melhor sem a interferência de Deus. Há aqui uma palavra de Deus para nós hoje, e a pergunta é: Qual rota tenho tomado para minha vida? Quais caminhos tenho buscado? Assim como no tempo de Jeremias, Deus ajudou muitos homens e mulheres a traçarem rotas para que pudêssemos utilizá-las para nossa vida ser mais fácil, com menos dificuldades. Será que nós estamos utilizando essas rotas ou estamos distantes delas? O Senhor tem nos chamado para ajustar nossas rotas, Ele quer que nós encontremos este caminho, que é bom e agradável, e qual tem sido nossa resposta? Vamos procurar ajusta nossa rota direcionados pelo Espírito Santo de Deus. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai peço perdão ao Senhor por muitas vezes utilizar rotas que me afastaram do Senhor. Peço ao Senhor que o Seu Santos Espírito me ajude a voltar para a rota que o Senhor tem pra minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 10 de maio de 2016

VERSÍCULO:

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

-- I Coríntios 10:13

REFLETINDO:
Um dos grandes desafios do homem é encontrar uma saída para seus desejos e tentações. A cada momentos somos tentados a fazer coisas que não queríamos e com isso, travamos uma luta interna em nossa mente para conseguir sair da situação. Como somos muitas vezes impulsionados por circunstância, acabamos cedendo e as consequências serão desastrosas. O apóstolo Paulo nos lembra de que, quando estamos vulneráveis a uma queda, um erro, o Senhor afirma: "Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." É muito fácil presumir que Deus não está ao nosso lado quando estamos sendo tentados a pecar, mas o texto nos afirma que junto com a tentação há também uma saída, um escape. A palavra de Deus nos ensina a não enfrentar o pecado, mas sim fugir da aparência do mal, pois sozinhos, jamais conseguiremos vencer as tentações que nos acometem. Se você está passando por alguma tentação, lembre-se que Deus providenciará o escape, porque Ele é fiel em guardar e ajudar os Seus filhos. Não enfrente a tentação sozinhos, busque direção no Senhor para sua vida. Pense nisto!
 
ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai como é difícil passar pelas tentações quando achamos que podemos dar conta delas. Oro ao Senhor para que nos ajude a suportar e vencer cada uma delas neste dia. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

VERSÍCULO:
E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou. - Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? - Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite adubo; - e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás

-- Lucas 13:6-9

REFLETINDO:
A nossa vida é feita de etapas, e essas etapas precisam estar bem definidas em nossas vidas para alcançarmos novas conquistas. Não há como viver coisas novas queimando as etapas em nossas vidas. A figueira estava plantada em um solo fértil, estava sendo cuidada há três anos, e mesmo assim ela não produziu o fruto esperado pelo seu dono. A figueira não conseguiu estabelecer uma nova etapa em sua existência a de dar frutos com isso, a solução dada por seu dono foi arrancá-la por ser inútil. Mas o viticultor tinha ainda esperança nela, sabia do seu potencial e intercedeu pedindo mais um tempo, mais um período para que ele cuidasse dela afim de mudar a etapa da esterilidade para a fertilidade. Talvez você hoje esteja como esta figueira, preparado, cheio de informações, de talentos, de dons, mas ainda não conseguiu mudar para uma nova etapa em sua vida, seja profissional, conjugal ou espiritual, e com isso já foi dito a você que não há solução. A palavra de Deus diz que há sempre uma nova oportunidade dada pelo Senhor, que se você se permitir ser tocado, arado e molhado pelo Espírito Santos o fruto brotará e você conseguirá viver uma nova etapa em sua vida. Pense nisto! 

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai como é difícil vivermos sem produzir o fruto para qual fomos chamados. Existem várias razões para isso não acontecer, mas peço ao Senhor que o toque o Seu Santo Espírito venha mudar essa história, e que os frutos comecem a brotar em minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

VERSÍCULO:
Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu gemido durante o dia todo.

-- Salmos 32:3
 
REFLETINDO:
Quando vamos ao hospital para visitar alguém, a primeira cena que vemos são pessoas agonizando de dores físicas e isso nos dá uma compaixão e desejo de livrá-las de suas enfermidades. Esta é a parte visível dos nossos olhos. Mas existem outras enfermidades tão dolorosas quanto as físicas, dores que não se podem medir com aferidor de pressão, com exames de tomografia computadorizado, com qualquer tipo de aparelho de última geração, são dores na alma. Não somente dentro dos hospitais, mas em várias casas, pessoas tem sofrido dores incalculáveis em suas emoções, pois muitas delas guardam em silêncio essas dores. O rei Davi teve momentos em sua vida que o levaram a sentir essas dores e com isso, começou a definhar, foi consumido por angústias inexplicáveis. Como Davi conseguiu ser curado destas enfermidades? Quando ele começou a falar, começou a tirar de dentro de seu coração as coisas onde nenhum médico teria acesso. O silêncio nos leva a represar emoções e angústias que nos levaram a enfermidades. Assim como Davi, vamos começar a falar, a conversar sobre essas angústias, principalmente com o Senhor Jesus, pois Ele tem cura e direção para cada problema que enfrentamos. Não se cale, não fique em silêncio, fale e você receberá a cura necessária para sua vida. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai oro ao Senhor para que todas as pessoas possam entender o quanto é saudável poder expressar suas emoções e dores da alma. Oro para que haja cura nos coração destas pessoas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

VERSÍCULO:
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.
 
-- Jeremias 9:23-24
 
REFLETINDO:
Quando observamos homens sábios e vencedores em suas funções, ficamos imaginando como essas pessoas conseguiram tais feitos. Temos como exemplo Bil Gates, homem mais rico do planeta, Mike Tayson um demolidor dentro dos ringues, Usain Bolt o homem mais rápido do mundo, todos eles possuem suas glórias, possuem suas medalhas por alcançarem lugares onde quase ninguém alcançou. Mas quando observamos o Reino de Deus e encontramos homens com feitos maravilhosos de cura, de libertação, de restauração, precisamos fazer uma análise criteriosa e nos perguntar: Quem levará os créditos por tudo que temos feito? Toda e qualquer realização humana deverá trazer consigo esta pergunta. O mais importante para nós não é levar o crédito por nossos feitos, mas sim entender e conhecer Aquele que é o mentor, idealizador, que direciona nossas vidas para Suas realizações. Neste momento você conseguiria reconhecer que tudo que você faz vem de Deus e que todos os créditos são Dele? Te aconselho a continuar em sua busca de conhecer e entender a cada dia o Senhor em sua vida. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai peço perdão ao Senhor muitas vezes desejar todo o crédito de coisas que fiz achando que eu era merecedor. Oro ao Senhor para que meu coração seja guardado de toda vaidade e orgulho. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

VERSÍCULO:
Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na Terra?
 
-- Lucas 18:8
 
REFLETINDO:
Quando esperamos alguém chegar em nossa vida, criamos uma ansiedade por este encontro. Um filho que irá nascer, alguém que amamos que passou muito tempo distante e agora esta retornando. Todos os dias o nosso coração fica apertado com aquela sensação maravilhosa do encontro. Quando falamos da volta de Jesus à Terra, para muitos se trata de especulação, para outros apenas uma expectativa que vai se esvaindo com o passar dos dias, e aquela ansiedade e aperto no coração vão dando lugar a outros sentimentos. A pergunta feita por Lucas em seu evangelho nos leva a refletir sobre nossa condição hoje: Quando Jesus voltar, encontrará homens que guardaram seus corações com fé para este momento? Ou estaremos adormecidos como as virgens relatadas em Mateus 25:5 "E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram". Os discípulos de Jesus em sua época viviam diariamente com este desejo latente em seus corações da volta de Jesus, pois para eles a qualquer momento iriam reencontrá-Lo. Que neste tempo as nossas expectativas sejam restauradas e o nosso coração venha explodir de alegria sabendo que a qualquer momento teremos o melhor e maior encontro de nossas vidas, o encontro com o SENHOR JESUS. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai a minha oração é que o Senhor guarde meu coração de tudo aquilo que traga duvida sobre a volta de Jesus. Que meu coração esteja todos os dias alimentado por esta verdade absoluta. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO: Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós...