quinta-feira, 30 de junho de 2016

VERSÍCULO:
Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
 
-- Jeremias 29:11
 
REFLETINDO:
Durante o exílio de Israel na Babilônia, o profeta Jeremias escreve uma carta ao povo trazendo uma mensagem de ânimo, incentivo e direção ao povo de Deus. Eles estavam fora de sua pátria, distante das suas origens, em uma terra hostil e sofrendo as consequências de exilados. Havia um período específico dado pelo próprio Deus de que eles passariam setenta anos naquele lugar, mas que este período não os afetassem como povo e nem alterasse a sua identidade como filhos de Deus. Muitas famílias hoje estão sofrendo em suas localidades por vários motivos e razões, elas muitas vezes estão sucumbindo por estarem exiladas em suas próprias casas, muitas estão sofrendo por não terem uma direção, outras sendo minadas em suas relações por não terem um objetivo um plano. Assim como Jeremias escreveu esta carta ao povo a muitos anos atrás, podemos hoje ser ajudados por estas palavras de Deus e tomar posse dela e sermos direcionados por ela. Deus tem planos projetados para nossas famílias, Deus tem em Seus planos, paz para as famílias, Deus não quer o mal das famílias, Deus quer dar as famílias um futuro e uma esperança a cada uma delas. Nos próximos parágrafos da carta Jeremias diz ainda: "Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração." Esta é a chave, invocar, clamar, orar, rezar o nome de Deus e Ele nos ouvirá e mudará a sorte de nossa família e Ele estabelecerá Seus planos para nós. Pense nisto! 

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai muitas famílias tem passado por problemas gigantescos por não terem um direcionado ou planos para elas, oro ao Senhor para que os Seus planos e direcionamentos possam alcançar essas famílias e que elas tenham suas esperanças renovadas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

VERSÍCULO:
E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo.

-- Filipenses 1:9-10
 
REFLETINDO:
O mundo tem seus critérios e eles muitas vezes são tão exigentes que muitos tentam burlar e buscam atalhos para conseguir passar nestes critérios. Um exemplo disso são as regras do INMETRO que são bem rigorosas, mas que em muitos casos as pessoas conseguem de alguma forma burlar estes critérios para obterem o selo de qualidade. Quando o Senhor Jesus voltar para buscar a Sua igreja o maior critério será o amor. É impossível separar o amor que sentimos por Cristo das pessoas, aliás o amor só faz sentido quando praticado a outras pessoas. Quanto mais amor dedicamos a Jesus, mais ainda passamos a amar as pessoas. Por isto a oração do apóstolo Paulo em pedir que o nosso amor aumente mais e mais e sermos plenos em conhecer e perceber este amor excelente que o Senhor tem derramado em nossas vidas. No Dia de Cristo não poderemos dar desculpas ou tentar burlar os critérios do Reino de Deus, porque não há como amar sem ações praticas de oferta e entrega. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por repartir comigo o Seu amor e ter colocado em meu coração esta semente preciosa. Que neste dia eu possa repartir e multiplicar esta semente. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 28 de junho de 2016

VERSÍCULO:
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
 
-- Romanos 13:10
 
REFLETINDO:
O médico grego Hipócrates é considerado até hoje o pai da medicina ocidental, ele ajudou a criar um conjunto de regras com princípios morais da prática médica e tem como crédito o juramento de Hipócrates que entre algumas colocações tem a frase: "Nunca causar dano." Nesta frase sugere que o médico possa realizar suas intervenções beneficiando o paciente. Este princípio aplica-se também as nossas vidas relacionais diárias. Uma das vertentes do amor é a benevolência que é algo muito intenso nas relações de Jesus com as pessoas. Quando seguimos a Jesus todas as nossas decisões que tomamos afetarão a vida dos outros, por isso, antes das decisões poderíamos pensar: Isto que estou fazendo reflete a preocupação de Cristo com o outro, ou apenas comigo mesmo? Essa sensibilidade nos ajuda a entender o outro e suas necessidades fazendo com que as minhas sejam apenas a expressão do amor que já recebi do Senhor. O amor nunca fará mal ao outro, mas sempre trará o mesmo para o caminho do bem. Pratiquemos o amor. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por repartir comigo o Seu amor e ter colocado em meu coração esta semente preciosa. Que neste dia eu possa repartir e multiplicar esta semente. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

VERSÍCULO:
Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

-- Amós 3:7 
 
REFLETINDO:
Todos os dias nos jornais da TV ou na Internet, somos informados sobre a previsão do tempo. De acordo com informações passadas e estudos diários, as empresas de meteorologia podem nos trazer apenas uma previsão do tempo não podendo com exatidão na maioria das vezes relatar a intensidade das chuvas ou do sol. Toda previsão é feita com base em estudos passados e empenho das pessoas, mas sem nenhuma garantia do que de fato irá acontecer. Com Deus não é assim, Ele diz o que é, e acontece. Lendo o texto acima, vemos o profeta Amós trazer uma palavra nos mostrando que Deus é soberano e grandioso, que é o Criador de todas as coisas, que tem sobre Sua poderosa mão o controle do universo, mas mesmo assim, não deixa de revelar, falar, com os Seus aquilo que Ele quer fazer. Com um coração quebrantado, sem reservas, podemos ver minuciosamente o desenrolar do plano da salvação na Bíblia. Já vimos muitos fatos do passado que nos apontam para este plano, estamos vendo hoje no presente acontecimentos que nos dão base para crermos mais ainda neste plano, e por fim, sabemos todo o desfecho que acontecerá para todos aqueles que ouviram e creram nesta verdade. Por essa razão, precisamos pedir ao Senhor que volte nosso coração para sua Palavra, que é certa e se cumprirá irrevogavelmente, quer estejamos preparados ou não para isto. Deus já revelou Seu plano, basta apenas observarmos. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por nos revelar todo o plano da salvação, obrigado por nos incluir neste plano maravilhoso. Peço ao Senhor que muitos possam enxergar e conhecer todo este plano. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

REFLETINDO UM POUCO:

Jesus não se importa com o que você fazia, Ele se importa o que você era.
Em muitos momentos da nossa vida certamente iremos visitar nossos atos, sejam bons ou ruins, isso é algo que nossa mente tem como objetivo em momentos de duvida de quem somos hoje.
Para Jesus não importa o que fazíamos antes, mas como eramos antes. O que importa para Jesus é o quanto a Sua Palavra tem transformado nossa vida, o quanto temos sido uma pessoa melhor do que ontem.
A mulher cometeu um ato ilícito, iria receber o pagamento por seu ato, mas Jesus ao encontrá-la não olha como nós, com olhar petrificado, endurecido pelo ato, não, Ele olha a pessoa, o ser, e sabe que todos que estavam ali também mereciam as pedras que estavam em suas próprias mãos.
Todos nós carregamos pedras, e estas devem ser deixadas para trás, pois elas de alguma forma um dia irá nos encontrar e que neste dia, Jesus esteja mais uma vez presente para mostrar que não importa o ato, mas quem sou.
Que haja transformação diária em minha vida em uma pessoa que expressa amor, compaixão e misericórdia.

"E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." (João 8:10-11)

Pr. Valcy Fernandes

quinta-feira, 16 de junho de 2016


VERSÍCULO:
Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.

-- Lucas 6:37
 
REFLETINDO:
Quando uma pessoa está com um resfriado muito forte é perceptivo de forma externa por conta das tosses e das secreções. No momento em que for ao médico para saber um diagnóstico mais preciso e o mesmo solicitar um raio x, com certeza as preocupações aumentam, pois, não conseguimos enxergar o nosso interior. Que alívio é saber que após o exame que estamos "limpos", que não há nada. Nosso exterior é às vezes horrível de olhar, nossas condutas são mal educadas, nos vestimos mal, falamos errado, nossa aparência não é das melhores e com isso, nos afastamos das pessoas, pois, nos achamos melhores que elas, nossa régua tem uma medida muito alta. É aí que perdemos uma grande oportunidade de conhecer o coração das pessoas, de saber o que elas pensam, de entender suas motivações para suas ações, e não descobrimos as coisas maravilhosos que podem estar em seus corações, porque nos apressamos em julgar sem antes dar a oportunidade de conhecer aquela pessoa. Antes de nos apressar em julgar e condenar, façamos a pratica do perdão, pois todos nós precisamos passar por um "raio x". Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai perdoe-me por muitas vezes apenas ver o exterior das pessoas e com isso, apressar em meu coração em traçar um diagnóstico negativo delas. Ajuda-me a ter um coração perdoador e de compaixão e misericórdia. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

VERSÍCULO:
Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

-- Romanos 8:26

REFLETINDO:
Uma das grandes dificuldades que nós temos é saber como pedir alguma coisa, pois na maioria das vezes nossos lábios não expressam aquilo que o coração deseja. Nosso coração é confuso por causa da vaidade e do orgulho, temos que reconhecer nossa fraqueza para nos arrepender de todas as nossas mazelas. Quando conseguimos alcançar esse momento de reconhecer nossa fragilidade, o Espírito Santos tem um papel primoroso em nossas vidas, Ele vai diante do Pai e apresenta a Ele nosso coração confuso, fraco, mas inclinado a ser direcionado por Ele. O Espírito Santo vai até a Deus sendo nosso intercessor com um gemido indescritível que nós não conseguiríamos expressar em palavras. O Espírito Santo é a expressão de Deus em nós para nos levar a Ele mesmo, pois, sem Ele jamais poderíamos reconhecer e conhecer a Deus. Que neste dia o Espírito Santo continue intercedendo por nós diante do Pai, e que nossos corações estejam abertos e livres para ação Dele. Pense nisto!
 
ORANDO:
Deus de graça amor e misericórdia, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai como é maravilhoso saber que temos o Penhor da Salvação em nossas vidas, como é bom saber que o Espírito Santo tem me ajudado a vencer minhas fraquezas através de sua ação em minha vida. Obrigado por este presente maravilhoso. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

VERSÍCULO:
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo.
 
-- I Pedro 1:3-5
 
REFLETINDO:
Você sabe quais são os lugares mais seguros da terra? Bem, posso citar um, o Forte Knox nos Estados Unidos. Este edifício gurda uma quantidade de ouro que pode chegar a cinco mil toneladas e milhares de outros objetos de valor. Ele é cercado por helicópteros, portas blindas, paredes e cofres intransponíveis, câmeras, campo minado, é tido por isso, como um dos lugares mais seguros do mundo. Agora, por mais seguro que este lugar possa ser, existe um outro lugar que sem sombra de dúvidas é de fato o local mais seguro que o ser humano possa estar, o Céu. Lá estão guardados todos os tesouros e a herança que o Senhor Jesus conquistou para nós, lá tudo é guardado pelo próprio Deus, lá Jesus está e continuará reinando para todo o sempre. O Céu é um lugar onde a herança não traz corrupção, onde não há contaminação humana. Este lugar foi preparado para todos aqueles que tem a fé de que ele existe e que está a espera do povo que escolheu a Jesus como Senhor de suas vidas. Este lugar será revelado um dia. Que possamos nos preparar para conhecer o lugar mais precioso e seguro onde o homem possa estar. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por nos apresentar um lugar que de fato é seguro de todas as contaminações e pecados humanos. Obrigado por nos permitir um dia estar neste lugar. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

VERSÍCULO:
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.
 
-- Isaías 40:28-29
 
REFLETINDO:
Quais são as coisas que você tem ouvido falar de Deus? De todas estas coisas você já experimentou alguma delas? A bíblia nos relata que Deus é o Criador de todas as coisas, que ninguém consegue alcançar Seus pensamentos e Ele não se cansa. Dos relatos dos feitos de Deus que você tem ouvido, do qual você mais necessita hoje? Com toda certeza eu e você somos eternamente dependentes de Deus para todas as coisas. Mas o profeta Isaías no dá uma palavra que acredito que todos nós precisamos: O Senhor dá força ao cansado e aumenta as forças de quem não tem nenhum vigor. Muitos estão cansados fisicamente, mentalmente e espiritualmente, suas forças estão tão desgastadas que não conseguem realizar as mínimas coisas possíveis. Mas o Deus que não se cansa, traz esta palavra para nós hoje: EU QUERO AUMENTAR SUAS FORÇAS E TRAZER NOVAMENTE VIGOR PARA SUA VIDA. Tome posse desta palavra e seja surpreendido por aquilo que o Senhor fará em sua vida. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai quantas vezes já acordo cansado e pedindo que o dia acabe logo para voltar a dormir. Quantas vezes meu coração está cansado de não realizar os seus desejos e as frustrações aparecem. Quantas vezes não consigo mais orar ou ler a bíblia por conta do meu cansaço. Oro ao Senhor que aumente minhas forças e o meu vigor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

VERSÍCULO:
Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores.
-- I Coríntios 4:16
REFLETINDO:


A tradução literária do verbo imitar diz: Fazer-se semelhante; reproduzir; tomar por modelo. Em um tempo em que há infinitamente mais seguidores do que imitadores, precisamos buscar referências que possam reproduzir em nossas vidas, valores e princípios da Palavra de Deus. Quando observamos o mundo e vemos o quanto há uma distância imensa destes valores e princípios, podemos ver a carência de homens e mulheres que possam ser relevantes para as próximas gerações. O apóstolo Paulo nesta declaração a igreja de Corinto, ora a Deus para aqueles que estavam ao seu alcance fossem seus imitadores, fossem reprodutores daquilo que ele estava ensinando como base a Palavra de Deus. Paulo não ora para ter seguidores, para que pessoas pudessem apenas estar com ele por motivos que não levassem essas pessoas a imitá-lo, mas pedi que as pessoas o imitem. Seguir alguém não quer dizer verdadeiramente imitá-lo. Quando você olha pra sua vida hoje, você teria a coragem de pedir a alguém que pudesse imitá-lo? Ou apenas segui-lo? Infelizmente esta é uma geração que os pais tem criado filhos seguidores e não seus imitadores, haja visto a desordem que estão as famílias espalhadas pela Terra. Que busquemos imitar os exemplos deixado por Jesus e comecemos urgentemente imitá-Lo a cada dia para que as próximas gerações sejam mais saudáveis. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por deixar o Senhor Jesus como modelo a ser imitado. Peço ao Senhor que meu coração esteja pronto a cada dia a imitá-Lo em todas as situações em que eu viver. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

VERSÍCULO:
Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou.
 
-- Salmos 39:4
 
REFLETINDO:
Você conhece pessoas que parecem que nada podem atingi-las? Que acham suas vidas indestrutíveis? Que não se dobram diante de erros por acharem que são tão perfeitas, boas e certas que seu orgulho e presunção não as deixam agir assim? Em algum momento e de alguma maneira todo ser humano carrega isso dentro dele. Não há um sequer que seja bom e justo, é isso que a Palavra nos diz. Davi abrindo seu coração no Salmo 39 relata parte disso, ele passava por enfermidades na alma por conta dos seus erros, para ele seus dias estavam tão angustiantes que ele deseja saber quantos dias de vida ainda teria pela frente. Neste momento de reflexão Davi percebe o quanto ele era frágil diante da grandeza de Deus, o quanto ele era um nada para Aquele que o gerou, o quanto sua vaidade o mostrava frágil diante de todas as situações que ele vivia. Você consegue perceber hoje em sua posição de destaque seja onde for, sua fragilidade? Diante de seus recursos sejam eles quais forem, financeiro, inteligência, habilidade, notoriedade, você consegue alcançar em seu coração a frágil vida que tem diante de Deus? O Rei Davi um homem segundo o coração de Deus entendeu isso, e viu que o homem sem ser guiado e direcionado por Deus, sempre andará por caminhos que levam seu coração a vaidade e orgulho e com isso, desprezará sua fragilidade. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai como Tua palavra diz, somos como vapor de neblina que se dissipa a qualquer momento, por isso, reconheço minha total fragilidade diante do Senhor. Ajuda-me a cada dia perceber o quanto sou dependente do Senhor e liberta meu coração de qualquer vaidade e orgulho. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

VERSÍCULO:
Quer fosse por dois dias, quer por um mês, quer por mais tempo, que a nuvem se detinha sobre o tabernáculo, enquanto ficava sobre ele os filhos de Israel permaneciam acampados, e não partiam; mas, alçando-se ela, eles partiam. À ordem do Senhor se acampavam, e à ordem do Senhor partiam; cumpriam o mandado do Senhor, que ele lhes dera por intermédio de Moisés

-- Números 9:23-24

REFLETINDO:
No meio esportivo tem um homem que dirige o time ou pessoas, esta figura chama-se treinador. É ele quem tem as estratégias necessárias para o melhor rendimento de sua equipe. É ele quem busca jogadas diferenciadas sobre seus adversários para obter a vitória. No texto acima vamos encontrar uma passagem que nos leva a ver o quanto Deus era estrategista, o quanto Ele buscava para Seu povo o melhor momento para que eles dessem passos. O povo de Israel não poderia dar passos pra nenhum lugar se não fosse direcionado por Deus, pois Ele, sabia qual era o melhor momento para isso. Quando a ordem partia de Deus o povo se movia em direção daquilo que Ele falava. Observando este texto, como tenho me movido em minha vida? Sou movido pelas minhas experiência, pela força do meu braço, por minha sabedoria, ou tenho buscado ouvir o direcionamento de Deus? Quando a ordem do Senhor chegar precisamos está de "malas prontas", com o coração livre e a mente desimpedida para Suas orientações. Não dê passos sem antes ouvir uma ordem de Deus. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai todas às vezes que dei passos sem ouvir Suas orientações tive problemas. Peço perdão ao Senhor por não ter dado ouvidos à Sua voz. Que meu coração esteja livre para entender aquilo que o Senhor está falando. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

VERSÍCULO:
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
 
-- Filipenses 3:13-14
 
REFLETINDO:
Existem dois animais conhecidos na natureza que raramente se movem para trás, o canguru e o avestruz. Suas formas bem características mostram isso, eles estão a todo momento em suas vidas movendo-se para frente. Como todas as coisas que Deus faz podemos tirar alguma lição, o texto do apóstolo Paulo acima nos impulsiona e anima sempre a prosseguir e continuar em busca daquilo que Deus nos chamou. Ainda que seja sábio observar as coisas que aconteceram no passado, não podemos viver nele. O passado apenas trás informações de coisas que aconteceram, mas que ficaram lá. Como o texto fala, ainda não alcançamos aquilo que julgamos ser o melhor para nós, mas devemos esquecer as coisas que ficaram para trás, pois devemos está em constante movimento, olhando para frente, prosseguindo esta jornada de fé de coisas futuras que Deus tem para nós. Assim como o canguru que vive saltando para frente, que possamos também dar saltos de fé e sempre buscando o novo de Deus. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai muitas vezes em minha vida fiquem preso ao passado achando que ele poderia me ajudar no presente. Obrigado por esta palavra libertadora e por saber que aquilo que devo alcançar está adiante, no futuro. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO: Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles. -- João 17:20 RE...